Como isso foi possível…

Muitos jovens desejam fazer intercâmbio, porém muitos também acreditam que isso não passa de um sonho e acabam deixando o desejo de lado. Planejar é a palavra chave. Primeiro se preocupe com o destino. Depois pesquise a cultura daquele lugar. Gostou? Faça orçamentos, feche negócio e guarde dinheiro. Por experiência própria podemos dizer que não é impossível. É suado. Mas estamos focados na palavra economizar desde junho de 2011 e essa vai ser a palavra de ordem nesse ano também.

Nós dois manifestávamos essa vontade de ter uma experiência no exterior. Por que não agora? Decidimos que essa era a hora. Começamos uma incansável busca por destinos. O primeiro critério era ser país de língua inglesa. O segundo, ser na Europa e o terceiro, ser econômico. Achamos o destino certo: Irlanda, no Reino Unido. A cada nova pesquisa achávamos novos blogs que nos ajudaram muito, e fomos nos apaixonando cada dia mais pela pequena Dublin, capital da Irlanda que abriga mais de 500 mil habitantes.

Fizemos orçamentos com empresas de Florianópolis, mas para a nossa felicidade e comodidade, achamos uma excelente agência de viagem aqui na nossa cidade mesmo, a SierraTur. Eles nos passaram o nome de várias escolas, vários preços, explicaram todos os detalhes do destino e foram super bacanas do começo até agora. E temos certeza que vão continuar sendo. Uma dica importante é você confiar na agência que vai cuidar disso para você. Afinal ela vai ajudar a planejar sua vida pelos próximos meses. Foi excelente negociar com eles. Indicamos de olhos fechados a SierraTur, e isso não é propaganda, é dica.

Uma pergunta que muitos nos fazem: Mas qual o custo disso tudo? Na verdade depende do que você quer.

Estamos matriculados em um curso de seis meses na ECM College, uma ótima escola no centro de Dublin. Incluso temos moradia para duas semanas, seguro governamental que é obrigatório para entrar no país e seguro saúde para um ano, uma necessidade que cobre muitas situações. Isso nos custou: 1.931,63 Euros + 430,00 Dólares. Os valores em reais dependiam da cotação das moedas estrangeiras no dia do pagamento das parcelas. Mas, ao fim, somaram R$ 5.400. Além disso, compramos a passagem de ida e volta que foi R$ 2.200 porque na época o dólar estava em baixa. Além desses investimentos, o governo irlandês exige que cada estrangeiro que entre no país possua 3 mil euros em uma conta. Uma prova de que você possa se sustentar pelo menos no período do curso. Esse valor também depende da cotação da moeda. Esse dinheiro você pode utilizar quando chegar ao país. Sendo assim, você recebe o visto para um ano.

Agora que você já sabe de quanto precisa para esse tipo de intercâmbio, depois vamos explicar do que você precisa. Quais os documentos necessários para o embarque, como funciona o visto, algumas exigências e quais os procedimentos após o desembarque.

Até o próximo post.

Anúncios
Categories: Uncategorized | Etiquetas: , , | 4 comentários

Navegação de artigos

4 thoughts on “Como isso foi possível…

  1. Mariana

    Oi vocês tem direito a duas semanas de hospedagem. Após esse tempo vocês já sabem em que lugar vão ficar?? E em relação a trabalho vocês já sabem aqui ou vão procurar lá? Tem que ter conhecimentos básicos em inglês??? (fazem alguma prova ou algo do tipo??)

    • Olá Mariana. Temos duas semanas para procurar outro lugar, ou podemos continuar lá pagando extra. É mais barato procurar outra lugar e dividir com outros estudantes. Em relação ao trabalho, não temos nada definido, vamos procurar quando chegar em Dublin, mas você pode negociar com a agência para sair empregada do Brasil já. Geralmente são os programas de au pair. Inglês, temos o básico. Frases emergenciais. Mas pode ficar tranquila porque vai para outro país aprender. Abraços, qualquer duvida só mandar outros comentários.

  2. Obrigada Mari. Esse é o principal objetivo do blog. Acompanhe sempre que terá novidades em breve. Beijoooos.

  3. Mariane

    Vocês vão ajudar muitas pessoas que, assim como vocês, buscam informações sobre o destino que desejam, no caso a Dublin, na Irlanda. Muito bem explicadinho e o mais importante, muito bem escrito! Aiin, que saudade já! Beijo amore!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: